segunda-feira, 29 de abril de 2013

Devaneios de uma grávida I - Mulheres na contramão

Não sou estudiosa do assunto, muito menos antropóloga, socióloga ou coisa assim. Mas, sinto um movimento das mulheres na contramão.
O que quero dizer com isso?
Cada vez mais, escuto falar de mulheres que estão abrindo mão da carreira, para cuidar da casa e dos filhos.

Não pense que no meu caso a decisão foi fácil. Aliás, acho que para ninguém é.
Esse é o grande dilema da mulher moderna...trabalhar, ter independência financeira ou diminuir o ritmo, cuidar da casa e dos filhos?
Algumas, as quais admiro muito, conseguem dar conta de tudo e se consideram felizes assim!

Eu, por ser autônoma, tenho a vantagem de  trabalhar em casa e a maternidade me abriu esse espaço para parar, pensar, refletir. Mesmo assim, foi uma decisão difícil devolver o escritório, me desfazer de tudo, inclusive funcionários. É como se eu estivesse dando um passo para trás indo trabalhar em casa e sozinha, depois de tudo que conquistei em anos de trabalho... ou será que é dar um passo a frente? Podendo ter mais flexibilidade de horários, fazer menos projetos e cuidar do meu bebê? 
Fico me perguntando se vou dar conta de tudo.

Claro, que meu marido me apoiou muito (afinal, pelo menos para nós, a parte financeira é a que mais pesou)  e a decisão não foi do dia para noite. Mas, hoje, estou confortável com isso, mesmo sem saber exatamente como vai ser. Ainda faltam alguns meses para o bebê nascer e essa tem sido a maior das minhas preocupações ultimamente.

Até porque, vamos combinar que hoje em dia, manter berçario/escolinha + empregada doméstica todo dia tá caro, e muito.Penso que o trabalho e a carreira da mulher tem que satisfazer em todos os sentidos para compensar o tempo longe do bebê.

E você? Como foi passar por esse dilema?


Nenhum comentário:

Postar um comentário