segunda-feira, 17 de junho de 2013

Livro "Parto Ativo" e meus atuais pensamentos sobre esse esperado momento


Esse livro é 100% recomendável em todos os sites/blogs favoráveis ao parto normal/natural.

Li em um dia, tamanho envolvimento com o tema abordado.

O  "conceito" do livro é que o parto é instintivo, que a mulher sabe o que deve ser feito no momento. O livro mostra posturas de yoga que conduzem a mulher aos seus próprios instintos.

Também explica a fisiologia, o que acontece com o nosso corpo no momento do parto. Isso foi novidade para mim, e achei muito importante entender exatamente o que vai acontecer e quais são as intervenções existentes e nem sempre necessárias. Fiquei com mais vontade de ter um parto natural, em uma posição vertical e vi que é possível.

Antes, alguns aspectos fisiológicos do parto me intimidavam. Como por exemplo, defecar durante o processo do nascimento. Ou gritar ou gemer.... sempre fui contida nos meus sentimentos, sempre tive dificuldade em expor e agora entendo que tudo isso faz parte do parto, do processo do nascimento e estou achando lindo! Quero mais é liberar meus "demônios" e colocar para fora tudo que sempre guardei. Tudo que sempre me ensinaram a guardar...  ser a princesinha, a menina educada que sempre agrada todos ao seu redor.... No parto, serei a mulher, selvagem, primitiva. Seguirei minhas vontade. E sinto que posso conseguir e agora acredito que a dor faz parte do processo. Que a dor nos eleva a outro plano, aonde nada mais importa. Aonde podemos ser nós mesmas, sem amarras, sem pré-conceitos.
Não é uma dor patológica como nos fazem crer! E sim uma dor de renascimento... do meu renascimento como mulher, como pessoa e do nascimento do meu filho, uma parte de mim.

Espero, de coração, que daqui algumas semanas eu possa escrever meu relato de parto e confirmar tudo isso que penso nesse momento. Pode ser que amanhã ou depois eu mude de idéia (por isso não gosto de contar para as pessoas as minhas expectativas, não quero pré nem pós julgamentos, pois realmente não sei o que vai ser), mas estou cada vez mais esclarecida sobre minha vontade, que é genuína e nem sei de onde vem.

Enfim, gostei muito de ter lido, ainda vou reler alguns capítulos com mais atenção. 

Meu próximo passo é seguir meu instinto, minha voz interior e buscar um obstetra humanizado que vai me dar todo apoio necessário. Isso, para mim, ainda é um obstaculo muito grande a ser vencido. Gosto demais da minha médica, que me acompanha desde sempre. Mas, apesar dela concordar nas consultas com minhas vontades, sinto, desde que engravidei que na hora H não será bem assim.

O outro obstaculo será meu marido que não pode ter mais gastos nesse momento e um médico humanizado dificilmente atende pelo convênio. Mas acredito que se tiver que ser, se eu tiver que passar por esse momento, vou conseguir um jeito de encaixar tudo da melhor forma possível.

Ufa, mais uma vez uso o blog como momento de reflexão e desabafo. A internet tem sido uma grande aliada nas informações de qualidade e na troca de experiências. Caso contrário, eu continuaria pensando, sem embasamento nenhum, que o parto normal é coisa do passado, de quem não tem condições financeiras ou dos "naturalistas"!





Nenhum comentário:

Postar um comentário