domingo, 5 de maio de 2013

Da série Decoração: Berços-como escolher? Inmetro, estilos e divagações sobre a decoração ideal para seu bebê.

A partir do dia 1 de janeiro de 2013, começou a valer as novas normas do Inmetro para a certificação de berços. O selo prevê reduzir acidentes e proteger o consumidor contra produtos de má qualidade, sempre visando o bem estar as crianças.

O Inmetro divulgou uma lista dos principais cuidados que os pais devem ter ao escolher o berço para o filho, confiram:
- Observar a presença do Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve estar exposto no berço e na embalagem do produto após o prazo de adaptação às normas;
- Verificar se as bordas e partes salientes são arredondadas ou chanfradas e isentas de quaisquer rebarbas e arestas;
- Rótulos e decalques colados não podem ser utilizados nas superfícies internas das laterais e extremidades do berço;

Fonte: Cia do Móvel

Por isso, reforço o que já disse aqui. Não sugiro fazer o berço com marceneiro.

Além da parte funcional, o berço junto com o restante da decoração reflete a personalidade dos papais. E do bebê? Como escolher cores, desenhos, temas para alguém que ainda não conhecemos?
Não tenho a resposta. Mas fiquei pensando nisso quando escolhi os itens do quartinho do meu.

Acho que com o tempo, depois que ele nascer, começaremos a preencher mais o quarto, a mudar detalhes de acordo com o gosto dele. Por exemplo, vou querer deixar amostra, na prateleira, um bichinho que ele goste e não o que eu achar mais bonito. E assim por diante....

A vontade que dá é deixar o quarto completamente pronto, com cara de revista.... mas é interassante ir adequando ao gosto e vontades do novo e pequeno morador. Afinal, ali é o cantinho dele. O segundo lugar que ele vai conhecer (o primero na maioria dos casos é a maternidade) e mais vai ficar.

É importante seguir algumas regrinhas básicas, como criar um ambiente seguro, agradável, harmônico, confortável com tudo que o baby e a mãe precisam. As cores sendo pastel ou fortes, temas, objetos são secundários....penso que se os papais se sentirem bem no ambiente, planejarem tudo com amor e carinho, o baby também vai gostar.

O berço precisa ser da mesma linha/estilo da comôda? Não. O berço pode ser colorido? Sim.
Tenha bom-senso ao misturar estilos e cores. Tenha cuidado com o tamanho dos móveis.
Busque referências, leia revistas especializadas, consulte arquitetos e decoradores e sempre, sempre imprima algum detalhe que mostre a "alma" da familia. Pode ser qualquer coisa que traga boas lembranças, que seja feito a mão pela vovó, um objeto trazido de uma viagem, ou qualquer um que tenha um pouco de história.

Lembre-se de ali é o local sagrado do seu bebê, aonde ele precisa de paz e de referências da família.
Se possível, pinte o quarto antes. É bom "limpar" as energias antigas do ambiente e renovar.
Prepare a casa para chegada do pequeno, conte para ele (a barriga) como está ficando lindo e como estão felizes por receberem ele bem.

Outra pergunta que sempre me faço é: será que o bebê num quarto todo temático de futebol, vai gostar de jogar bola? ou será que ele vai ser surfista porque seu quarto é repleto de adesivos de pranchas e praia? Longe de ser psicóloga ou estudiosa do assunto, prefiro quartos com temas "leves" e lúdicos.
Talvez um bichinho ou outro, um personagem infantil... mas por favor, não sugestione seu filho (a), vocês e ele podem se frustar. Já vi caso de um pai corinthiano, com quarto TODO corinthiano e o filho simplesmente não gostava de assistir futebol!!

Deixe os temas para as festas infantis e escolha junto com a criança qual vai ser e qual ela mais se identifica.

É isso... algumas imagens de quartinhos com "alma":







Fonte: sites e blogs diversos






















Nenhum comentário:

Postar um comentário