terça-feira, 21 de maio de 2013

Decoração: a escolha da cortina - parte I

E  a cortina do quarto do bebê? Como deve ser?

É importante que seja lavável e anti-alérgica. Algumas regrinhas básicas: as cortinas costumam passar 15cm de cada lado da janela, ou seja se a sua janela medir 1.50m, a cortina deve ter 1.80m de largura. Usa-se mais a cortina até o piso, arrastando de 1 a 2cm. A cortina só termina logo abaixo da janela se tiver algum móvel dando acabamento ou se for persiana/tela solar e mesmo assim deve passar de 10 a 15cm do final da janela.
A altura é variável, se tiver forro de gesso com cortineiro embutido (sabe quando a cortina sai do teto? não vemos o trilho, ele fica escondido dentro do forro de gesso), a cortina terá a altura total do pé-direito. Se for usar varão, ele pode ficar ~uns 10cm acima do começo da janela.
Quanto maior a altura da cortina, a impresão é o que pé-direito do quarto é mais alto também.

O modelo, tecidos e acessórios vão depender do restante da decoração. Exemplo: um quarto mais moderno pode até usar persiana ou tela solar (eu pessoalmente não acho tão aconchegante como cortina). Já um quarto mais tradicional ou clássico pede uma cortina.

Então, vamos por partes. A cortina é apenas um complemento mais existem diversos modelos de pregas, tecidos, trilhos, varões... Como na maioria dos quartos de bebês usamos cortinas, vamos começar a falar sobre elas.

Primeiro o tecido:
Gosto de indicar tecidos sintéticos, pois não encolhem, não mancham com o sol e podemos lavar direto na máquina, em casa mesmo.  Existem no mercado tecidos lindos de poliester que imitam gaze de linho, são bem leves, translúcidos para entrar bastante luz natural no quarto e tem um belo caimento. Mas, atenção, não são todos os tecidos sintéticos bonitos...tem uns que esquentam muito, parecem um "plásticão". Procure em lojas especializadas de tecidos e o tecido deve ser próprio para cortina, de preferência pré-encolhido.  Na maioria dos casos, o próprio tapeçeiro já leva os books com sugestões que ele já usou e recomenda.

Eu sou fã de um tecido específico, da loja  Maison Tecidos em Moema. Tem na cor branco, off-white e fendi. Uso muito ele, em todos os ambientes da casa. Combina com qualquer decoração e não fica datado. O preço é o melhor que já vi.

ref. 14007 - cor branco
Em segundo, as pregas e trilhos:

As pregas "americanas" são usadas em ambientes bem clássicos, não usaria em quartos de bebês pois geralmente são pequenos e essa prega pede uma cortina mais imponente.
A prega mais usada é a "macho", pois tem caimento bonito e não ocupa muito espaço (são menos "gordinhas"). A prega "wave" que seria a tipo "ilhoses" no desenho acima é linda também mas ocupa mais espaço e precisa de um cortineiro mais largo de ~20cm ou um varão mais afastado da parede, caso contrário as dobras serão amassadas na parede.
Não estou considerando black-out, pois a maioria dos apartamentos já tem a veneziana da fachada para bloqueio de luz. Sendo assim, a cortina passa a ser somente decorativa.

As pregas americas, fêmea, macho, wave normalmente são usadas em cortineiros embutidos com trilho suiço. Com o varão usamos argolas, ilhoses ou passantes de tecido.

A cortina pode ser coordenada com outra cortina. Ou seja, por baixo temos um modelo tipo "romana" branco e por cima a cortina com tecido estampado. É lindo, mas provavelmente você vai ter que mudar a cortina conforme o baby for crescendo, trocar a decoração e o quartinho acompanhando as mudanças necessárias.



ex. de cortineiro embutido no forro de gesso



Acessórios:
Para quarto de bebês/crianças pode-se usar braçadeiras com tecido diferente ou com bichinhos e fazer o barrado da cortina com o mesmo tecido diferente, estampadinho. Para ficar mais "romântico" pode até ter um "bandô" que esconde o varão com o esse tecido diferente.
A única desvantagem é que tem que combinar com resto do quarto, colcha etc e pode enjoar com o tempo. São inúmeras as combinações e modelos possíveis.



 

Na minha opinião, a cortina toda branca sem esses detalhes não erro, no máximo a braçadeira já dá um charme extra ou um móbile pendurado. Cansou, é só tirar.

Portanto, em quartos de bebês vale o ditado: "menos é mais", pois já tem muita informação de cores, móbiles, bichinhos etc. Se estiver na dúvida e não tiver uma consultoria profissional, faça tudo branco! Varão e cortina.

 
cortina com varão branco

Obs: imagens tiradas na internet e arquivo pessoal





Um comentário: