segunda-feira, 6 de maio de 2013

O dilema da circuncisão

Pois é, eu e meu marido somos judeus, isso significa que os bebês meninos devem ser circuncisados no oitavo dia após seu nascimento.
É, de fato, uma cerimônia bonita e emocionante. (quando não é com seu filho..rá!)

Na verdade, o que tem mais me incomodado não é o fato da circuncisão em si, nem da dor ou dos cuidados pós-circuncisão (que não deve ser fácil, tem que cuidar do corte, limpar e eles sentem dor no primeiro xixi). Independente da religião, acho sim higiênico e já que é para fazer, melhor que seja quando ele for bem pequeno e tem anestesia. Não é tráumatico, ninguém lembra depois. Pelo que vejo, as mães sofrem mais que os próprios bebês.

Para quem não sabe, segue definição da wikipédia:
"Brit milá (em hebraico: ברית מילה, literalmente "aliança da circuncisão"), também chamado de bris milá (na pronúncia asquenazi) é o nome dado à cerimônia religiosa dentro do judaísmo na qual o prepúcio dos recém-nascidos é cortado ao oitavo dia como símbolo da aliança entre Deus e o povo de Israel.Também é nesta cerimônia que o menino recebe seu nome. Costuma-se realizar o brit em um café da manhã festivo"

É o evento que tem me preoupado. Imagina só, uma semana após ter dado a luz, passado por uma cirurgia ou parto que seja, estar cansada, com um milhão de novidades e ainda ter que se arrumar para receber visitas! E organizar um evento?
Fico imaginando que roupa vou usar, já que não faço idéia qual será meu tamanho (muito superficial isso?) E quando vou sair para comprar um vestido? Na primeira semana de vida do meu filho?

A idéia é fazer um café da manhã com alguns doces (sempre!) no salão de festas do prédio, apenas para família e amigos bem íntimos (que não são poucos). Assim que terminar, levo o baby para casa, amamento, acho que eu e ele vamos ficar mais a vontade. A cerimônia e recepção poderia ser feita na sinagoga, com um rabino. No nosso caso, vamos fazer com um amigo médico que também fará a cerimônia religiosa.

Preciso deixar tudo organizado antes do nascimento, e deixar os fornecedores pré-avisados da data... como saber qual será a data???
Penso em deixar uma lista para minha mãe e sogra ligarem e ajudarem a organizar, mas será que elas vão ter cabeça para isso?
O ideal é fazer tudo com uma só pessoa, mas por mais simples que seja o evento, custa. Tem comidinhas, decoração, docinhos. E custos já temos bastante....é enxoval, quartinho, médicos, etc.

Ai ai ai, quantos dilemas!

Claro que poderíamos fazer a cerimônia em casa mesmo apenas para pais/mães e irmãos. Mas,
por outro lado, estou achando ótima a idéia de fazer um "eventinho" assim posso exibir orgulhosa meu lindo filhotinho para todos!


imagem google
imagem google


msugarfestas.wordpress.com


msugarfestas.wordpress.com

msugarfestas.wordpress.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário