terça-feira, 14 de maio de 2013

Da série Decoração: Cronograma das etapas da decoração

Olá queridas,
Fiz um cronograma esquemático dos meses da gestação e o momento de definir cada etapa da decoração. Espero que ajude! 


Algumas dicas gerais:

Primeiro defina a parte civil da decoração, ou seja, tudo que envolver obra. Vai fazer forro de gesso? Vai trocar o piso? Precisa de mais tomadas? Pintura?
Para isso você precisa do projeto (por projeto entende-se a definição de como serão as paredes, se vai ter papel de parede ou não, quais as cores, se vai ter marcenaria sob medida, etc)  e do lay-out (disposição dos móveis de acordo com as medidas), para depois ir atrás de definir o mobiliario e estilos.

Importante: apesar de tudo ser feito e comprado em etapas, é bom pensar no quarto em geral. Por isso, pesquise muito, leia revistas especializadas, veja fotos de referências em blogs.

Acho importante já saber o sexo do bebê, por isso considero o projeto e definições a partir do 3°/4°mês de gestação.

Importante: Faça uma planilha de gastos. Como mãe de primeira viagem, tem itens que são caros e eu não tinha idéia.... além do que, tudo para bebê é lindo e fofo e queremos o melhor para nosso filhotes, então é bom se programar, ter um "budget". Em um próximo post, vou mostrar a minha planilha.

Segundo: depois de já ter uma idéia de como será a decoração no geral, é hora de definir e encomendar os móveis, inclusive a marcenaria sob medida. Sempre certifique-se das medidas do quarto e dos móveis.

Em paralelo a essa definição, pode-se começar a "obrinha", já sabendo qual cor da parede, gesso, iluminação, tudo tem que estar definido mesmo que ainda não tenha sido entregue. Não deixe  a obrinha para depois do 5° mês! Mão de obra não é fácil: atrasam, faltam, fazem sujeira/poeira e você não vai querer se stressar mais ainda com isso. Tenha alguém para fazer a limpeza diariamente durante a obrinha, se estiver morando junto e no final, claro.

Terceiro: hora de ver e encomendar a parte mais decorativa, como kit de berço, trocador, porta fraldas. Tem diversos modelos, um mais lindo que o outro e diversas estampas.

Importante: se o quarto for neutro, use e abuse dos kit´s coloridos e estampados.(exemplos aqui e aqui)
se já fizer uso de cores nas paredes ou papel de parede marcante, o kit do berço deve ser neutro.

Gosto de deixar itens complementares para o final, quando os móveis estão no lugar e já visualizamos bem. Por itens complementares considero a mesinha lateral de apoio à poltrona (geralmente compramos pronta-entrega e é um item que podemos ousar, fazer com outra cor e temos que ver quanto espaço sobrou), tapetes, abajur, quadrinhos...e até mesmo prateleiras, nichos.

Importante: se for ter marcenaria planejada, deixe a ultima demão de pintura para depois da montagem da marcenaria. Por mais cuidadoso que o marceneiro seja, eles sujam todas as paredes. Também é bom deixar alguma mão-de-obra avisada (ou ter um zelador bacana) que será preciso uma visita final, para colocar prateleiras, quadros, cortina, talvez o lustre que não chegado a tempo, etc.
Dica: meu marido não tem prática com furadeira e colocação de coisas, então sempre que eu preciso chamo o seguro residencial (o meu é o do carro e tem incluso serviços residenciais). São ótimos e fazem quase tudo.

Se precisar de ajuda, escreva um comentário que eu te passo meus contatos.
Com as medidas do quarto é possível fazer um projeto ou consultoria "online".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário